PROGRAMA EDUCATIVO
– Territórios de afetos e ativações*

De que modo estamos onde não estamos?

Quais são as dimensões do ser interior de aada pessoa no espaço ao seu redor?

O conjunto de obras e proposições artísticas da exposição Travessias 4 nos inspira a pensar sobre o ser humano em seu viver no e com o mundo. Sendo esse viver compreendido como espaço poético, em que o ser é constituído por suas constantes interações com o seu contexto, e onde fronteiras visíveis, corpóreas, simbólicas ou mensuráveis se invertem e se fundem, redimensionando continuamente as categorias daquilo que é possível considerar como interior e exterior a cada um.

O Travessias 4 nos permite estabelecer valiosos diálogos a respeito das conexões que se estabelecem entre conceitos e trajetórias distintas, ao reunir artistas jovens e veteranos em um projeto que articula exposição, experimentações e vivências no espaço público da Maré.

As ações educativas, propostas para os diversos públicos, desejam ampliar e contribuir para a construção de saberes e sentidos. Nossa equipe interdisciplinar desenvolve coletivamente estratégias de mediação e ações poéticas que têm como essência instituir experiências artístico-estéticas através da práxis-ação e reflexão.

*“Territórios” dizem respeito aos espaços geográficos da cidade; aos espaços de percepções corporais e intelectuais. “Afetos” são tanto os referentes à memória, conjunto de experiências que carregamos e nos compõem quanto os inaugurais, aqueles que dia a dia, momento a momento, potencializam novas territorialidades individuais. “Ativações” são os desdobramentos materiais e imateriais produzidos a partir de ações dialógicas elaboradas com base nestes territórios de afetos.

EIXOS DE AÇÕES

VISITA MEDIADA

Aproximação entre o que está sendo percebido e o cotidiano de cada um. São diálogos na exposição, articulando conceitos e conteúdos, respeitando os interesses inerentes aos participantes. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

AÇÃO POÉTICA | EXPERIMENTAL

Atividades em diversas linguagens da arte [plástica, musical, corporal, literária, audiovisual, contação de histórias] com produção material e imaterial. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

PROSA COM ARTISTA

Artista da exposição convidado a conversar com o público participante sobre seus processos criativos, pesquisas e concretização das ideias, seguido de investigações e proposições reflexivas e/ou práticas. Para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos.

ENCONTRO ENTRE MULTIPLICADORES

Debate, reflexão e práticas sobre e a partir de temas específicos dos campos da arte, educação e cidade. Para professores das redes municipais, estaduais e particulares; estudantes; artistas; educadores; arte-educadores; ativistas etc.


PRÉ-AGENDAMENTO

Preencha o formulário abaixo para agendar uma visita com o Programa Educativo Travessias e aguarde a confirmação! Recomenda-se que seja preenchido por aquele que será o responsável pelo grupo no dia da visitação.

LEMBRETES

Máximo de 40 (quarenta) pessoas por grupo.

Para grupos com necessidades especiais, o máximo é de 20 (vinte) pessoas, sendo recomendável 1 (um) responsável para cada 10 (dez) pessoas.

O Programa Educativo atende a grupos de faixa etária a partir de 6 anos.

O agendamento com fornecimento de transporte estará sujeito à viabilidade e é restrito às instituições públicas de ensino, ONGs e instituições sem fins lucrativos.

A visitação ao espaço é gratuita e o agendamento é aberto a todos: escolas públicas e particulares, organizações socioculturais e demais interessados.

Mais informações:
de terça a sexta, das 12h às 17h no telefone (21) 3105-1148 e no email educativo.belamare@observatoriodefavelas.org.br

FORMULÁRIO

EQUIPE

EDUCADORES
Cami Carrello
Carolina Aleixo
Daniel Remilik
David Alfredo
Nívea Santana
Renata Sampaio

EDUCADORA ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO
Letícia Souza

COORDENAÇÃO
Janis Clémen

w x y z

GALPÃO BELA MARÉ

Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré. Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil. MAPA.

De terça a sexta, das 10h às 17h. Sábado das 11h às 17h. Entrada Gratuita.